Blog Dica de Nutri

05 medidas essenciais para ter um abdomen definido

A ideia de que o “abdômen se constrói não só na academia, mas na cozinha” é antiga, mas continua sendo uma grande verdade.

 

Apesar de ser importantíssimo treinar os músculos da região abdominal, é impossível atingir uma definição se você não seguir a dieta ou ter cuidado com o que consome. Essa região do nosso corpo é onde a nossa alimentação tem mais impacto, pois é o principal local em que a gordura tende a se acumular. Então, nada adianta treinar arduamente se esses músculos irão ficar escondidos atrás de uma “capa de gordura”. Para diminuir a porcentagem de gordura e ter o abdômen definido não basta apenas escolher alimentos de qualidade, mas com se preocupar também com a quantidade ingerida diariamente, sobretudo em relação aos carboidratos e gorduras.

 

Embora muita gente acredite que se alimentar bem seja o suficiente, e alguns realmente o fazem, há uma grande diferença entre comer bem e comer para diminuir a porcentagem de gordura. Se você quer ter um abdômen definido, precisa dar uma atenção especial à isso.

 

É por esses motivos que vou te dar algumas dicas essenciais para te ajudar na sua dieta e assim, desenvolver um abdômen com baixa porcentagem de gordura. Confira:

 

  • Frequência e número de refeições

Comer sempre? Comer mais? Comer menos?

 

Além de acelerar o metabolismo, comer de três em três horas pode colaborar para um maior controle sobre sua comida e apetite, ou seja, evitar que determinadas situações te levem a comer mais – e a comer errado.

 

É claro que é mais fácil parar na padaria no meio da tarde ou pedir algo pronto e rápido, mas isso vai acabar com os seus ganhos. Se você realmente quer “secar”, deve se planejar e preparar suas refeições para o dia todo.

 

  • Comer limpo (baixa ingestão de gorduras saturadas e alimentos processados)

Muitas pessoas acreditam erroneamente que estão comendo “limpo”, quando na verdade estão bem longe disso. Por exemplo: duas pessoas podem consumir frango no dia a dia, porém uma escolhe peito de frango grelhado e sem pele, enquanto o outro escolhe um frango empanado e frito em óleo.

Veja a comparação para entender como:


Peito de frango grelhado (100g)

Calorias: 159kcal

Proteína: 32g

Gordura: 2,5g


Frango empanado (100g)

Calorias: 430kcal

Proteína: 14g

Gordura: 23g

O problema desse tipo de escolha é a probabilidade de impedir que os níveis de gordura fique baixos o suficiente para que os seus músculos abdominais fiquem visíveis. Se caso você queira um abdômen trincado, é preciso diminuir drasticamente a ingestão de alimentos ricos em gordura.

Além disso, algumas pessoas consomem alimentos processos e ultra processados, que também apresentam altos índices de gorduras saturadas e gorduras trans. Portanto, com a ajuda da tabela nutricional e a lista de ingredientes, certifique-se de que aquele produto é realmente livre desses ingredientes.

 

  • Pense em temperos, não em receitas e recheios

A diferença entre uma alimentação limpa – necessária para ter uma definição abdominal – e outros objetivos é que para trincar o abdômen não há espaço para erros. Você pode arruinar rapidamente uma dieta com calorias extras, gorduras e açúcares na forma de condimentos, molhos e etc.

As saladas e o peito de frango, por exemplo, são boas escolhas para um refeição saudável, mas podem se tornar más opções quando estão cheios de molhos industrializados e condimentos artificiais, que podem deixar o prato com uma grande quantidade de calorias e gorduras, inviabilizando a definição do abdômen.

Sendo assim, a sugestão para resolver isso é pensar em temperos, não molhos. Exemplo: considerando a mesma salada, se você temperar com 2 colheres (sopa) de vinagre ou limão, irá solucionar seus problemas e diminuir as calorias e gorduras do seu prato. Ao mesmo tempo, se você temperar com a mesma quantidade de molho industrializado ou molhos para salada, irá acrescentar calorias e gorduras.

Comece a utilizar especiarias e temperos, pois são opções muito mais limpas e, uma vez que você sabe o que está fazendo, elas podem ser tão saborosas como molhos ou condimentos.

 

  • Dia da sua refeição livre

A maioria das pessoas, mesmo aquelas com percentual muito alto de gordura corporal, acreditam que têm direito a uma ou mais refeições livres na semana, sem restrições. Isso acontecem porque acham que fugir da dieta serve como recompensa e ajuda na motivação, enquanto outras acreditam que por ser uma situação eventual não vai fazer diferença alguma na alimentação. Há também pessoas que acham que isso pode contribuir para chegar mais rápido no objetivo, pois daria um “choque” no metabolismo.

Se você não consegue nem ver um esboço dos seus abdominais e deseja essa aparência, não fuja da dieta de forma alguma! Recompensar-se com uma pizza apenas porque você se alimentou bem por alguns dias não te trará resultados, no caso, estará somente sabotando seus planos e dando passos contra seu próprio objetivo. Sendo assim, aprenda a cozinhar alimentos para melhorar o sabor, mantenha a dieta e continue comendo limpo até a gordura desaparecer.

Isso significa que o “dia do lixo” (ou “refeição do lixo”) vai colocar tudo a perder? Claro que não, só é totalmente dispensável. É possível ter uma alimentação saborosa, variada e que te ajude a desenvolver o abdômen que você quer.

 

  • Bebidas alcoólicas

Há uma razão para o termo “barriga de cerveja”. Se você é daqueles que gostam de tomar umas e outras frequentemente, é preciso saber que esse hábito é completamente incompatível com um abdômen trincado. Por exemplo:

01 lata (350ml) de cerveja oferece:

148 calorias

12,5g de carboidratos – sozinho não é um grande problema, mas pode ser o suficiente para destruir em um dia sua alimentação limpa, isso porque ninguém toma uma só lata de cerveja.

Se você foge um dia da sua dieta, ainda não é o fim dos tempos, mas ao fazer isso repetidas vezes, será o suficiente para não atingir seus objetivos.

Vinhos, drinks, caipirinhas e coquetéis podem estar ainda mais carregados com açúcar e calorias, mas isso não significa que você não pode beber de vez em quando, somente se sair e beber todos os finais de semana, por exemplo. Fique sabendo: você não vai definir o seu abdômen!

O que você precisa fazer está resumido em três palavras: paciência, constância e autocontrole.

Portanto, se caso queira atingir a definição abdominal tão desejada, procure um nutricionista para calcular corretamente seus macros e atender suas necessidades de vitaminas e minerais, além de treinar o seu abdômen constantemente.

Felipe Atarian